Conecte-se Conosco

Arujá

Eleição define novos conselheiros tutelares de Arujá a partir de 2024

Publicado

em

eleicao-define-novos-conselheiros-tutelares-de-aruja-a-partir-de-2024-–-aruja-reporter

Confira o resultado da apuração dos votos

A eleição para o Conselho Tutelar de Arujá, que aconteceu no último domingo (1º), teve o resultado preliminar divulgado, após a apuração dos votos na Casa dos Conselhos, localizada na avenida dos Expedicionários. A eleição contou com a participação de 2.854 eleitores arujaenses, que escolheram entre 12 candidatos para ocupar as cinco vagas de conselheiros tutelares do município para o mandato de quatro anos.

A apuração foi conduzida pela presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Arujá, Maria Estela Brito, e contou com a presença de representantes do órgão e da Comissão Eleitoral e dos candidatos.

Foram utilizadas 15 urnas eletrônicas, distribuídas em três locais de votação: Escola Municipal Profª Dalila Franco Garcia da Silva, Escola Municipal Profª Hermínia Araki e Escola Municipal Recanto Primavera. Essa eleição ficará marcada como um avanço na democratização do processo, segundo a Secretaria Municipal de Governo, sendo a primeira a utilizar urnas eletrônicas, disponibilizadas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, e o aumento de três locais de votação, em comparação à última eleição em 2019, onde os eleitores precisaram se locomover até a região central da cidade para votar em uma única escola.

Os cinco candidatos mais votados foram Joelia Soares, Ione Zago Bueno Del Vale, Cassia Domingos, Silandra Maria da Silva Santos e Sandro Ribeiro. Eles devem assumir o cargo de conselheiros tutelares em janeiro de 2024, após a homologação do resultado final e a cerimônia de posse.

O resultado é preliminar, pois ainda depende da tramitação de todos os prazos de praxe inerentes ao processo eleitoral. O prazo para apresentação de recursos é de três dias úteis após a divulgação do resultado. O resultado final deve ser publicado após a comissão permanente, montada pelo CMDCA, realizar a análise de ocorrências e encaminhá-las para as entidades competentes.

Publicidade

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros tutelares atuam na proteção e defesa dos direitos desses segmentos que, se violados, podem ter medidas de proteção determinadas pelo Judiciário e embasadas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Apuração da eleição do Conselho Tutelar

1ª – Joelia Soares – 373 votos (eleita)

2ª – Ione Zago Bueno Del Vale – 371 votos (eleita)

3ª – Cassia Domingos – 369 votos (eleita)

Publicidade

4ª – Silandra Maria da Silva Santos – 313 votos (eleita)

5º – Sandro Ribeiro – 301 votos (eleito)

6ª – Bia Pessoa – 293 votos (1ª suplente)

7ª – Edna Putini – 279 votos

8ª – Hamaita Lima Soares – 278 votos

Publicidade

9º – Marcos Junior – 107 votos

10º – Marceliano Serra – 100 votos

11ª – Vilma Brasil – 27 votos

12ª – Barbara Bobadilha – 22 votos

Brancos – 6 votos

Publicidade

Nulos – 13 votos

Fonte: Arujá Repórter

O Portal Comunica Arujá acredita no Jornalismo comprometido com a verdade dos fatos e com a ética, trazendo sempre os principais fatos de Arujá, além dos destaques nacionais e da mídia.

Arujá

Presidenta da Câmara apresenta planejamento para primeiros 100 dias de gestão

Publicado

em

Presidenta da Câmara apresenta planejamento para primeiros 100 dias de gestão

Ações de aproximação da população com o Legislativo e protagonismo da mulher foram elencadas


Em sua primeira coletiva de imprensa à frente da Câmara Municipal, Profª Cris (PSD), primeira mulher a presidir a Casa de Leis, apresentou as ações planejadas para os primeiros 100 dias de gestão.

Inicialmente, a parlamentar destacou que dará andamento às ações de comemoração aos 65 anos de história da Câmara de Arujá com a prorrogação da exposição “CMA: 65 anos construindo cidadania”, que será reaberta ao público na próxima segunda-feira (13/01).

Profª Cris também anunciou a retomada das inserções publicitárias com a mesma temática. Além da publicidade institucional, os documentos oficiais da Câmara trarão o selo em comemoração ao marco histórico, conforme também anunciou a pessedista.

Publicidade

Outro eixo de atuação da Câmara nos primeiros meses do ano serão as ações de aproximação do Legislativo com a população. Nesse sentido, foi anunciado a implementação do programa Câmara nos Bairros. Por meio de reuniões públicas itinerantes, a partir de março, a população terá a chance de transmitir diretamente aos legisladores suas demandas.

Outra ação anunciada foi a retomada das visitas de alunos das escolas públicas e particulares de Arujá ao prédio da Câmara. A medida visa apresentar o universo legislativo e sua importância na vida em sociedade de forma lúdica a crianças e adolescentes.

Já para o início de fevereiro, ficou programada a criação do projeto CMA 360º, uma ferramenta interativa que permitirá ao público realizar uma tour virtual guiada no prédio legislativo.

Outro ponto anunciado na coletiva foi a retomada dos trâmites para instalação da TV Câmara de Arujá, ferramenta dedicada a ampliar através de programação audiovisual a participação da população no processo legislativo, garantindo a transparência e divulgação dos atos dos vereadores.

Na linha de transparência, Profª Cris também anunciou a revista semestral que será distribuída à população focada em apresentar a prestação de contas das atividades legislativas.

Publicidade

Mudanças administrativas

Já na primeira semana de presidência, Cris determinou o uso obrigatório de crachás de identificação aos servidores, estagiários e vereadores da Casa de Leis. O objetivo, segundo ela, é ampliar a segurança no prédio e garantir um melhor atendimento à população, que poderá identificar por quem é atendida.

Protagonismo da Mulher

A presidenta anunciou ainda a nomeação da vereadora Ana do Esporte (PSD), como nova Procuradora da Mulher para o exercício de 2025. Oficialmente no exercício do cargo desde 2 de janeiro, a solenidade de posse simbólica deve integrar a programação do mês da mulher, em março.

Por fim, a criação de uma Frente Parlamentar Feminina das Câmara Municipais do Alto Tietê foi elencada como uma das ações previstas para fortalecer a representação feminina nas câmaras municipais da região e promover políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, o empoderamento da mulher e inclusão social na região.

Publicidade

Imagem: Acervo Câmara

Continue Lendo

Arujá

Câmara reabre exposição em comemoração aos 65 anos

Publicado

em

 

10 janeiro 2025

Câmara reabre exposição em comemoração aos 65 anos

Visitação estará aberta ao público durante o horário de expediente


A exposição CMA 65 Anos Construindo Cidadania será reaberta ao público a partir de segunda-feira (13/1). A mostra fotográfica relembra momentos históricos de Arujá e ressalta a atuação decisiva do Poder Legislativo no desenvolvimento do Município, desde a sua instalação em 1960.

Publicidade

Também destaca a execução de obras estruturantes e de impacto, como a duplicação da avenida Mario Covas e da Rodovia Presidente Dutra, e a homenagem feita pelo Legislativo a personagens ilustres como Nelson Mandela.

Outros fatos de relevância como a elaboração da Lei Orgânica e a construção da sede da Casa Legislativa também podem ser conhecidos e relembrados pelo público, através dos painéis montados com imagens resgatadas do Acervo Histórico Jupira Maria do Carmo Figueiredo.

A exposição faz parte das comemorações dos 65 anos da Câmara de Arujá. As celebrações alusivas à data começaram no ano passado com o Natal Iluminado.

A Expo CMA 65 anos ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A Câmara de Arujá está localizada na rua Rodrigues Alves, 51, Centro, em frente à Igreja Matriz do Bom Jesus.

Imagem: Acervo Câmara

Publicidade
Continue Lendo

Arujá

Publicado

em

10 janeiro 2025

Notícias

Categoria da CNH para taxistas é alterada em Arujá

A mudança aprovada pela Câmara visa facilitar o acesso a meios de transporte na cidade


A lei que rege as normas para realização de serviços de táxi em Arujá sofreu alteração no dia 20 de dezembro, data de publicação da mudança no Diário Oficial do município. Desde então, não é mais necessário a carteira de habilitação da categoria “C” para condutores de táxis, bastando a categoria “B”.

Publicidade

Além da mudança da exigência da CNH, foi acrescentado ao texto original a obrigatoriedade da anotação EAR (Exerce Atividade Remunerada) do DETRAN. A observação aumenta o limite de pontos na CNH do condutor para 40 pontos.

De autoria do então vereador Luiz Fernando (PSD), o projeto visa desburocratizar a condução de veículos de passageiros, o que aumentaria a oferta deste serviço à população.

Imagem: Wardeley Costa / Secop Suzano

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Política

Tendência