Arujá
Ciesp Guarulhos quer definir prioridades para as indústrias de Arujá
Maurício Colin falou sobre pesquisa lançada com empresários
Entender os principais anseios dos industriais de Arujá, assim como os seus principais desafios e as estruturas das empresas. Esse é o desafio da Pesquisa Competitividade da Indústria do Ciesp Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, lançada neste mês.
O diretor titular do Ciesp Guarulhos, Maurício Colin, conversou com o Arujá Repórter sobre a iniciativa, que pretende contribuir com sugestões de políticas públicas, tanto com a Prefeitura, como com o Governo do Estado de São Paulo
Confira a entrevista
Qual é a proposta da pesquisa?
Maurício Colin – O Ciesp já vem fazendo estudo há tempos. Primeiro avaliamos as tendências econômicas que podem impactar a indústria até 2040. Em paralelo, o governo do Tarcísio vinha conversando com o Ciesp sobre essas tendências econômicas e falando um pouco do que iria acontecer. E veio o Jorge Lima (secretário estadual de Desenvolvimento Econômico) e sugeriu criar grupos de coalização pelo Estado a fim de discutir a região para descobrir o que pode trazer para a cidade para melhorá-la economicamente. Foi assim que surgiu esse questionário, que tem cerca de 40 perguntas e tem 10 focos.
E qual é a diferença dessa pesquisa em relação a outros estudos já realizados pela entidade?
Maurício Colin – Agora queremos informações mais localizadas das indústrias em cada cidade para conversar com as prefeituras. A macrotendência mostrou as áreas que devemos focar. Com os estudos dos Cnaes, percebemos as áreas que estavam saindo ou crescendo na região. Agora queremos entender o contexto e identificar quais as principais necessidade dos empresários, separar por setores e por municípios. Queremos falar com as prefeituras sobre quais são as principais necessidades destes empresários. Vamos trabalhar também a questão do crédito. Buscar nas instituições financeiras quais são as linhas que as indústrias estão precisando. Vamos buscar atrair as que estavam saindo e buscar descobrir como acolher novas indústrias.
Esse trabalho também pode direcionar propostas para os candidatos nas eleições de 2024?
Maurício Colin – É uma possibilidade, mas o principal foco ainda é entender as demandas mais pontuais das indústrias da região. Vamos entender na questão de infraestrutura, mão de obra, logística, energia, telecomunicação, crédito, segurança, saneamento. Tem uma pergunta sobre o que o empresário compra no raio de 50 km e 100 km e o que não compra aqui, justamente para descobrir o que falta trazer para Guarulhos ou Arujá. O nosso associado precisa de oferta mais perto do que ele precisa comprar. Outra questão é se as indústrias contratariam profissionais com mais de 50 anos.
Essas dados também serão compartilhados com o Estado?
Maurício Colin – Nosso foco é com todos, mas acreditamos muito na frase do Montoro que as pessoas não moram na União e nem no Estado, mas no município. Nossa prioridade é o município, mas vamos demandar ao Estado, até por conta de o Jorge Lima ter solicitado.
Há uma meta de quantas indústrias precisam participar?
Maurício Colin – O máximo possível, mas é triste para mim ver que o quórum de participação é baixo. Muitas pessoas reclamam na região de Guarulhos, porém deixam de contribuir quando podem. Uma região com mais de 4 mil indústrias temos que alcançar mais de 200 ou 300 questionários.
Acredita que há empresários que possuem receios de passar informações de suas indústrias?
Maurício Colin – Não diria que não é medo, mas não possui entendimento da compreensão da importância de um trabalho como esse. O trabalho é sigiloso, tanto da empresa, quanto da pessoa que respondeu. A nossa ideia é criar massa crítica para fazer o estudo. Queria muito que todos os industriais respondessem.
Quem vai fazer este estudo?
Maurício Colin – O Departamento de Competitividade do Ciesp/Fiesp. São especialistas em economia e mercado. Vão pegar esses dados que vão direcionar as informações por município e tema. Meio maior receio é não ser assertivo para não atender ao máximo da sociedade. Estamos falando de infraestrutura. Não é só para a indústria.
Arujá
Presidenta da Câmara apresenta planejamento para primeiros 100 dias de gestão
Presidenta da Câmara apresenta planejamento para primeiros 100 dias de gestão
Ações de aproximação da população com o Legislativo e protagonismo da mulher foram elencadas
Em sua primeira coletiva de imprensa à frente da Câmara Municipal, Profª Cris (PSD), primeira mulher a presidir a Casa de Leis, apresentou as ações planejadas para os primeiros 100 dias de gestão.
Inicialmente, a parlamentar destacou que dará andamento às ações de comemoração aos 65 anos de história da Câmara de Arujá com a prorrogação da exposição “CMA: 65 anos construindo cidadania”, que será reaberta ao público na próxima segunda-feira (13/01).
Profª Cris também anunciou a retomada das inserções publicitárias com a mesma temática. Além da publicidade institucional, os documentos oficiais da Câmara trarão o selo em comemoração ao marco histórico, conforme também anunciou a pessedista.
Outro eixo de atuação da Câmara nos primeiros meses do ano serão as ações de aproximação do Legislativo com a população. Nesse sentido, foi anunciado a implementação do programa Câmara nos Bairros. Por meio de reuniões públicas itinerantes, a partir de março, a população terá a chance de transmitir diretamente aos legisladores suas demandas.
Outra ação anunciada foi a retomada das visitas de alunos das escolas públicas e particulares de Arujá ao prédio da Câmara. A medida visa apresentar o universo legislativo e sua importância na vida em sociedade de forma lúdica a crianças e adolescentes.
Já para o início de fevereiro, ficou programada a criação do projeto CMA 360º, uma ferramenta interativa que permitirá ao público realizar uma tour virtual guiada no prédio legislativo.
Outro ponto anunciado na coletiva foi a retomada dos trâmites para instalação da TV Câmara de Arujá, ferramenta dedicada a ampliar através de programação audiovisual a participação da população no processo legislativo, garantindo a transparência e divulgação dos atos dos vereadores.
Na linha de transparência, Profª Cris também anunciou a revista semestral que será distribuída à população focada em apresentar a prestação de contas das atividades legislativas.
Mudanças administrativas
Já na primeira semana de presidência, Cris determinou o uso obrigatório de crachás de identificação aos servidores, estagiários e vereadores da Casa de Leis. O objetivo, segundo ela, é ampliar a segurança no prédio e garantir um melhor atendimento à população, que poderá identificar por quem é atendida.
Protagonismo da Mulher
A presidenta anunciou ainda a nomeação da vereadora Ana do Esporte (PSD), como nova Procuradora da Mulher para o exercício de 2025. Oficialmente no exercício do cargo desde 2 de janeiro, a solenidade de posse simbólica deve integrar a programação do mês da mulher, em março.
Por fim, a criação de uma Frente Parlamentar Feminina das Câmara Municipais do Alto Tietê foi elencada como uma das ações previstas para fortalecer a representação feminina nas câmaras municipais da região e promover políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, o empoderamento da mulher e inclusão social na região.
Imagem: Acervo Câmara
Arujá
Câmara reabre exposição em comemoração aos 65 anos
10 janeiro 2025
Câmara reabre exposição em comemoração aos 65 anos
Visitação estará aberta ao público durante o horário de expediente
A exposição CMA 65 Anos Construindo Cidadania será reaberta ao público a partir de segunda-feira (13/1). A mostra fotográfica relembra momentos históricos de Arujá e ressalta a atuação decisiva do Poder Legislativo no desenvolvimento do Município, desde a sua instalação em 1960.
Também destaca a execução de obras estruturantes e de impacto, como a duplicação da avenida Mario Covas e da Rodovia Presidente Dutra, e a homenagem feita pelo Legislativo a personagens ilustres como Nelson Mandela.
Outros fatos de relevância como a elaboração da Lei Orgânica e a construção da sede da Casa Legislativa também podem ser conhecidos e relembrados pelo público, através dos painéis montados com imagens resgatadas do Acervo Histórico Jupira Maria do Carmo Figueiredo.
A exposição faz parte das comemorações dos 65 anos da Câmara de Arujá. As celebrações alusivas à data começaram no ano passado com o Natal Iluminado.
A Expo CMA 65 anos ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A Câmara de Arujá está localizada na rua Rodrigues Alves, 51, Centro, em frente à Igreja Matriz do Bom Jesus.
Imagem: Acervo Câmara
10 janeiro 2025
Notícias
Categoria da CNH para taxistas é alterada em Arujá
A mudança aprovada pela Câmara visa facilitar o acesso a meios de transporte na cidade
A lei que rege as normas para realização de serviços de táxi em Arujá sofreu alteração no dia 20 de dezembro, data de publicação da mudança no Diário Oficial do município. Desde então, não é mais necessário a carteira de habilitação da categoria “C” para condutores de táxis, bastando a categoria “B”.
Além da mudança da exigência da CNH, foi acrescentado ao texto original a obrigatoriedade da anotação EAR (Exerce Atividade Remunerada) do DETRAN. A observação aumenta o limite de pontos na CNH do condutor para 40 pontos.
De autoria do então vereador Luiz Fernando (PSD), o projeto visa desburocratizar a condução de veículos de passageiros, o que aumentaria a oferta deste serviço à população.
Imagem: Wardeley Costa / Secop Suzano
-
Nacional2 anos atrás
Fatos históricos e datas comemorativas de agosto de 2020
-
Notícias1 ano atrás
Moraes suspende julgamento sobre entrega de dados do Google
-
Nacional2 anos atrás
Acompanhe a transmissão ao vivo do Blim, Blem, Blom
-
Esportes2 anos atrás
Rugby: seleção feminina leva título sul-americano e vaga à Paris 2024
-
Notícias1 ano atrás
Modelo de rede digital afeta desenvolvimento infantil, diz secretário
-
Política1 ano atrás
Governo prevê R$ 42 bi em investimento no complexo industrial de saúde
-
Esportes1 ano atrás
JUBs: cerimônia de abertura destaca cultura de Joinville
-
Saúde1 ano atrás
Hepatite A tem tendência de alta na capital paulista