Arujá
Aflord doa 7 toneladas de alimentos para Fundo Social e entidades

Donativos foram arrecadados durante a 30ª Expo Aflord
A Aflord (Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra) recebeu na tarde da última terça-feira (3) representantes de quatro entidades assistenciais e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, a primeira-dama Clau Camargo, para um momento muito especial: a doação de 7 toneladas de alimentos. Os donativos foram arrecadados durante a 30ª Expo Aflord, tradicional feira de flores da associação, que aconteceu entre os meses de agosto e setembro.
Foram destinadas para o Fundo Social do município 3,5 toneladas de alimentos, que saíram da sede da Aflord com destino certo: compor as cestas básicas entregues às mais de 15 mil famílias assistidas pela pasta.
“Essa doação veio em excelentíssima hora. Graças a essa iniciativa maravilhosa, vários munícipes e pessoas de outras cidades que vieram visitar, trouxeram os alimentos que serão destinados às famílias carentes. Que Deus abençoe e parabéns a todos”, destaca a primeira-dama.
O restante da doação foi destinado em partes iguais para a Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô no Iê, Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi No Sono, Associação Pró-Excepcionais Kodomo no Sono e a Casa de Repouso Akebono (Enkyo).
“As pessoas são solidárias, mas precisam de entidades como a Aflord para inspirá-las a praticarem. Ficamos muito felizes com a doação porque nos ajuda, e muito, a cumprir a nossa missão de cuidar dos nossos internos”, avalia Dirce Akemi Shimomoto, presidente da Kibô no Iê.
Para Sérgio Ocimoto Oda, presidente do Kodomo no Sono, doações de itens de consumo são sempre muito importantes para entidades como a dele, pois por meio deste ato de solidariedade conseguem otimizar seus recursos financeiros.
“Com as doações, conseguimos direcionar o nosso financeiro para as despesas fixas, que precisam ser pagas mensalmente, contribuindo para um equilíbrio financeiro da instituição”, ressalta.
Izumu Honda, presidente da Associação Pró-Excepcionais Kodomo no Sono, diz que é muito difícil prestar um acolhimento de qualidade sem ajuda.
“Não é fácil manter uma estrutura que ofereça assistência, qualidade de vida e conforto físico e psíquico para pacientes idosos. Precisamos manter uma linha de cuidados especiais que demandam custos. Por isso, estamos muito felizes e gratos com a Aflord, pois é uma ajuda que realmente reflete positivamente no nosso dia-a-dia”, agradece Izumu Honda.
Doações superaram expectativa
Para o presidente da Aflord, Tsutomu Makita, o resultado desta campanha solidária foi surpreendente.
“Não esperávamos que a adesão seria tão grande por parte dos nossos visitantes, já que foi a primeira campanha de troca solidária de ingresso. Ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que doaram não apenas para visitar o evento, mas com o desejo de colaborar com causas tão nobres”, destaca.
Edson Tamada, que é um dos diretores da Aflord e também presidente da comissão administrativa da Akebono, disse que ideia é manter a campanha de ingresso solidário nas próximas edições de Expo Aflord, a fim de oferecer sempre essa compartida social à comunidade.
“Essa doação vai fazer a diferença para a nossa entidade e, certamente, para todas que receberam, por isso, queremos manter esse compromisso social nos próximos anos”, disse.
Sobre as entidades
Ikoi-No-Sono
Em 1958, a Assistência Social D. José Gaspar inaugurou o Jardim de Repouso São Francisco – “Ikoi-No-Sono”, no município de Guarulhos. Destina-se à residência dos idosos japoneses, mas relativamente capazes, de 56 a 60 anos. Atualmente, os pedidos de ingressos são de idosos fragilizados, de 80 a 90 anos, dependentes ou semi-dependentes, que necessitam de cuidados especializados.
Kodomo-no-Sono
A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono é uma entidade sem fins lucrativos voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais. A sede está instalada em Itaquera (zona leste da Capital), onde são assistidas mais de 70 pessoas, entre homens e mulheres, na faixa etária de 25 a 74 anos.
Kibô-no-Iê
A Sociedade Beneficente Casa da Esperança Kibô-no-Iê é uma entidade sem fins lucrativos de assistência à pessoa com deficiência intelectual. Foi oficialmente reconhecida em 7 de janeiro de 1970 e hoje acolhe 68 adultos e idosos com deficiência intelectual em sua sede, em Itaquaquecetuba. A manutenção da Kibô-no-Iê é feita pelo trabalho de 99 funcionários e uma equipe de 30 conselheiros voluntários, com o apoio de voluntários.
Casa de Repouso Akebono
A Casa de Repouso Akebono começou a ser construída, em Guarulhos, em 1998, e foi concluída em 2003. Hoje, conta com 35 residentes, de ambos os sexos, acima de 60 anos, geralmente com alto grau de dependência, que recebem cuidados necessários para viverem com qualidade de vida e dignidade. A casa faz parte da obra assistencial da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, também conhecida como Enkyo.
Arujá
Presidenta da Câmara apresenta planejamento para primeiros 100 dias de gestão

Presidenta da Câmara apresenta planejamento para primeiros 100 dias de gestão
Ações de aproximação da população com o Legislativo e protagonismo da mulher foram elencadas
Em sua primeira coletiva de imprensa à frente da Câmara Municipal, Profª Cris (PSD), primeira mulher a presidir a Casa de Leis, apresentou as ações planejadas para os primeiros 100 dias de gestão.
Inicialmente, a parlamentar destacou que dará andamento às ações de comemoração aos 65 anos de história da Câmara de Arujá com a prorrogação da exposição “CMA: 65 anos construindo cidadania”, que será reaberta ao público na próxima segunda-feira (13/01).
Profª Cris também anunciou a retomada das inserções publicitárias com a mesma temática. Além da publicidade institucional, os documentos oficiais da Câmara trarão o selo em comemoração ao marco histórico, conforme também anunciou a pessedista.
Outro eixo de atuação da Câmara nos primeiros meses do ano serão as ações de aproximação do Legislativo com a população. Nesse sentido, foi anunciado a implementação do programa Câmara nos Bairros. Por meio de reuniões públicas itinerantes, a partir de março, a população terá a chance de transmitir diretamente aos legisladores suas demandas.
Outra ação anunciada foi a retomada das visitas de alunos das escolas públicas e particulares de Arujá ao prédio da Câmara. A medida visa apresentar o universo legislativo e sua importância na vida em sociedade de forma lúdica a crianças e adolescentes.
Já para o início de fevereiro, ficou programada a criação do projeto CMA 360º, uma ferramenta interativa que permitirá ao público realizar uma tour virtual guiada no prédio legislativo.
Outro ponto anunciado na coletiva foi a retomada dos trâmites para instalação da TV Câmara de Arujá, ferramenta dedicada a ampliar através de programação audiovisual a participação da população no processo legislativo, garantindo a transparência e divulgação dos atos dos vereadores.
Na linha de transparência, Profª Cris também anunciou a revista semestral que será distribuída à população focada em apresentar a prestação de contas das atividades legislativas.
Mudanças administrativas
Já na primeira semana de presidência, Cris determinou o uso obrigatório de crachás de identificação aos servidores, estagiários e vereadores da Casa de Leis. O objetivo, segundo ela, é ampliar a segurança no prédio e garantir um melhor atendimento à população, que poderá identificar por quem é atendida.
Protagonismo da Mulher
A presidenta anunciou ainda a nomeação da vereadora Ana do Esporte (PSD), como nova Procuradora da Mulher para o exercício de 2025. Oficialmente no exercício do cargo desde 2 de janeiro, a solenidade de posse simbólica deve integrar a programação do mês da mulher, em março.
Por fim, a criação de uma Frente Parlamentar Feminina das Câmara Municipais do Alto Tietê foi elencada como uma das ações previstas para fortalecer a representação feminina nas câmaras municipais da região e promover políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, o empoderamento da mulher e inclusão social na região.
Imagem: Acervo Câmara
Arujá
Câmara reabre exposição em comemoração aos 65 anos

10 janeiro 2025
Câmara reabre exposição em comemoração aos 65 anos
Visitação estará aberta ao público durante o horário de expediente
A exposição CMA 65 Anos Construindo Cidadania será reaberta ao público a partir de segunda-feira (13/1). A mostra fotográfica relembra momentos históricos de Arujá e ressalta a atuação decisiva do Poder Legislativo no desenvolvimento do Município, desde a sua instalação em 1960.
Também destaca a execução de obras estruturantes e de impacto, como a duplicação da avenida Mario Covas e da Rodovia Presidente Dutra, e a homenagem feita pelo Legislativo a personagens ilustres como Nelson Mandela.
Outros fatos de relevância como a elaboração da Lei Orgânica e a construção da sede da Casa Legislativa também podem ser conhecidos e relembrados pelo público, através dos painéis montados com imagens resgatadas do Acervo Histórico Jupira Maria do Carmo Figueiredo.
A exposição faz parte das comemorações dos 65 anos da Câmara de Arujá. As celebrações alusivas à data começaram no ano passado com o Natal Iluminado.
A Expo CMA 65 anos ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A Câmara de Arujá está localizada na rua Rodrigues Alves, 51, Centro, em frente à Igreja Matriz do Bom Jesus.
Imagem: Acervo Câmara

10 janeiro 2025
Notícias
Categoria da CNH para taxistas é alterada em Arujá
A mudança aprovada pela Câmara visa facilitar o acesso a meios de transporte na cidade
A lei que rege as normas para realização de serviços de táxi em Arujá sofreu alteração no dia 20 de dezembro, data de publicação da mudança no Diário Oficial do município. Desde então, não é mais necessário a carteira de habilitação da categoria “C” para condutores de táxis, bastando a categoria “B”.
Além da mudança da exigência da CNH, foi acrescentado ao texto original a obrigatoriedade da anotação EAR (Exerce Atividade Remunerada) do DETRAN. A observação aumenta o limite de pontos na CNH do condutor para 40 pontos.
De autoria do então vereador Luiz Fernando (PSD), o projeto visa desburocratizar a condução de veículos de passageiros, o que aumentaria a oferta deste serviço à população.
Imagem: Wardeley Costa / Secop Suzano
-
Nacional2 anos atrás
Fatos históricos e datas comemorativas de agosto de 2020
-
Notícias2 anos atrás
Moraes suspende julgamento sobre entrega de dados do Google
-
Esportes2 anos atrás
JUBs: cerimônia de abertura destaca cultura de Joinville
-
Esportes2 anos atrás
Rugby: seleção feminina leva título sul-americano e vaga à Paris 2024
-
Política2 anos atrás
Governo prevê R$ 42 bi em investimento no complexo industrial de saúde
-
Notícias2 anos atrás
Modelo de rede digital afeta desenvolvimento infantil, diz secretário
-
Saúde2 anos atrás
Hepatite A tem tendência de alta na capital paulista
-
Saúde2 anos atrás
Brasil Sorridente deverá cobrir 62,5% da população em 2024