Conecte-se Conosco

Esportes

Sevilla expulsa torcedor que cometeu atos racistas em jogo contra Real

Publicado

em

sevilla-expulsa-torcedor-que-cometeu-atos-racistas-em-jogo-contra-real

O Sevilla informou que identificou e expulsou do Estádio Ramón Sánchez Pizjuán um torcedor que cometeu agressões xenófobas e racistas, na tarde deste sábado (21), durante o empate por 1 a 1 com o Real Madrid pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol. Os atos foram realizados justamente no momento no qual o atacante brasileiro Vinícius Júnior estava reclamando com jogadores da equipe da casa.

“O Sevilla FC gostaria de informar que após detectar comportamentos xenófobos e racistas de um torcedor em suas arquibancadas, o identificaram, expulsaram-no do estádio e denunciaram-no às autoridades policiais que trabalhavam em nosso estádio. Além disso, os regulamentos disciplinares internos serão estritamente aplicados a ele e ele será expulso como membro em breve”, afirmou a equipe espanhola em nota.

Após o posicionamento do Sevilla o brasileiro se manifestou com uma postagem sobre o assunto em seu perfil em uma rede social: “Parabéns ao Sevilla pelo rápido posicionamento e pela punição em mais um triste episódio para o futebol espanhol. Infelizmente, tive acesso a um vídeo com outro ato racista na partida deste sábado, dessa vez praticado por uma criança. Lamento muito que não haja ninguém para educá-la. Eu invisto, e invisto muito, na educação no Brasil para formar cidadãos com atitudes diferentes dessas. O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes. Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também. Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar. Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando…”.

Vinícius Júnior tem sido vítima sistemática de agressões racistas no futebol espanhol. “As instituições espanholas fazem olhos de mercadores e não tomam atitudes e políticas duras contra o racismo. Das dez denúncias feitas pelo Vinicius [desde 2021], três foram arquivadas pela liga espanhola. Isso faz com que a liga seja uma aliada do racismo na Espanha”, afirmou Jorge Santana, professor de História e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em depoimento ao programa Stadium, da TV Brasil.

O último episódio foi registrado no dia 21 de abril no Estádio Mestalla, na vitória de 1 a 0 do Valencia sobre o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol. Na ocasião, Vinícius Júnior escutou insultos racistas e gritos de macaco vindos das arquibancadas. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em confusão.

Publicidade

Após este episódio, o jogador da seleção brasileira recebeu diversas manifestações de apoio, como do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que colocou o atacante na liderança de um comitê especial antirracismo, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que pediu que a Fifa, a liga espanhola e as ligas de futebol de todos os países tomem providências para que o “racismo e o fascismo” não tomem conta do futebol.

* Atualizado às 20h23 com o posicionamento de Vinícius Júnior.

Esportes

Mirando a liderança do Brasileiro, Flamengo enfrenta Corinthians

Publicado

em

mirando-a-lideranca-do-brasileiro,-flamengo-enfrenta-corinthians

Mirando a liderança da classificação do Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta o Corinthians, a partir das 16h (horário de Brasília) deste domingo (27) no estádio do Maracanã, pela 6ª rodada da competição. A Rádio Nacional transmite ao vivo.

Início de preparação para a partida, diante do Corinthians, pelo @Brasileirao! #VamosFlamengo pic.twitter.com/zatRz9d1LR

— Flamengo (@Flamengo) April 24, 2025

Após um empate sem gols com a LDU (Equador) nos 2.850 metros da cidade de Quito, o Rubro-Negro da Gávea ficou em posição complicada no Grupo C da Copa Libertadores (na 3ª colocação com quatro pontos) e agora foca as atenções no Brasileiro, competição na qual teve um bom início.

Para medir forças com o Timão, o Flamengo deve ter retornos importantes de jogadores. Duas das peças que o técnico Filipe Luís deve colocar na equipe titular são o meio-campista uruguaio De la Cruz e o zagueiro Léo Pereira. Quem corre por fora é o centroavante Pedro, que ainda busca sua melhor forma. Além disso, o atacante Plata e o lateral Alex Sandro podem receber espaço no decorrer da partida.

Assim, uma possível formação do Rubro-Negro para a partida é: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta; Gerson, Michael (Pedro) e Bruno Henrique.

Publicidade

Do outro lado do gramado estará um Corinthians que busca viver um novo momento na temporada, após a saída do técnico argentino Ramón Díaz e a chegada de Dorival Júnior, que ainda não comandará o time neste domingo.

— Corinthians (@Corinthians) April 25, 2025

Desta forma, neste domingo no Maracanã, o Timão atuará sob o comando do interino Orlando Ribeiro, que dirigiu a equipe na vitória de 1 a 0 sobre o Racing (Uruguai) pela Copa Sul-Americana.

Transmissão da Rádio Nacional

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Corinthians com a narração de Luciana Zogaib, comentários de Rodrigo Campos, reportagem de Carlos Molinari e plantão de José Roberto Cerqueira. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:

Publicidade
Continue Lendo

Esportes

Taekwondo paralímpico: Brasil encerra torneio em Taiwan com 4 medalhas

Publicado

em

taekwondo-paralimpico:-brasil-encerra-torneio-em-taiwan-com-4-medalhas

O taekwondo paralímpico brasileiro concluiu sua participação no President’s Cup, em Taiwan, com quatro medalhas, todas conquistadas por mulheres. Uma delas foi o ouro obtido pela mineira Ana Carolina Moura, campeã em Paris 2024 na categoria até 65 quilos. Nesta sexta-feira (25), último dia da competição, Carol reeditou a final dos Jogos de Paris contra a francesa Djelika Diallo. Mais uma vez, a brasileira saiu vitoriosa e assegurou o topo do pódio, o primeiro do ciclo paralímpico para Los Angeles 2028. O torneio em Taiwan serve de preparação para o Campeonato Mundial de Taekwondo, em novembro.

Quem também chegou na final dos 65 kg foi a paulista Débora Menezes, após vitória sobre a turca Melis Turk na semi. No entanto, na luta decisiva pelo ouro, a brasileira foi superada pela mexicana Fernanda Vargas, e acabou com a prata.  

Outra finalista em Taiwan foi a pernambucana Silvana Fernandes, bronze em Paris. No entanto, na última luta, a brasileira perdeu para a chinesa Yuije Li e terminou com a prata. Antes, Silvana havia vencido a compatriota Maria Eduarda Stumpf, na semifinal. Como não há disputa pelo terceiro lugar, Maria Eduarda ficou com a medalha de bronze.  

A delegação brasileira contou com oito atletas em Taiwan. Além das medalhistas, também competiram Gustavo Antony Ruppel,Fabricio Marques, Joel Gomes e Claro Lopes.

Publicidade
Continue Lendo

Esportes

Botafogo e Fluminense disputam clássico no Nilton Santos

Publicado

em

botafogo-e-fluminense-disputam-classico-no-nilton-santos

O Botafogo recebe o Fluminense, a partir das 21h (horário de Brasília) deste sábado (26) no estádio Nilton Santos, em partida válida pela 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A Rádio Nacional transmite ao vivo.

— Botafogo F.R. (@Botafogo) April 25, 2025

O Alvinegro de General Severiano, que ocupa a 15ª posição com cinco pontos, vive um momento de instabilidade na temporada após sofrer a segunda derrota na Copa Libertadores e vindo de revés no Campeonato Brasileiro, no qual ocupa apenas a 15ª colocação com cinco pontos.

A falta de resultados positivos levou a um aumento da pressão sobre o técnico Renato Paiva, que, em coletiva após o revés na Libertadores, afirmou que o Botafogo campeão do Brasileiro e da competição continental não existe mais: “A equipe [campeã da Copa Libertadores] já não existe. Mudaram muitos jogadores. Isso é passado, estão sempre fazendo comparações quando os jogadores não estão mais aqui, nem sequer o treinador. As coisas mudam, e nas mudanças sempre há momentos de adequação, e estamos nesse momento”.

Já o Fluminense vive um momento mais tranquilo. Ocupando a terceira posição do Campeonato Brasileiro e liderando o Grupo F da Copa Sul-Americana, a equipe comandada por Renato Gaúcho já deixou claro que o clássico com o Botafogo é prioridade nesta semana. Isto porque, em seu último compromisso pela competição continental, entrou no gramado com uma equipe formada apenas por reservas.

— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) April 24, 2025

Agora, diante do Alvinegro de General Severiano, o Tricolor das Laranjeiras colocará no gramado o que tem de melhor. Assim, uma possível escalação do Fluminense para o clássico é: Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules e Ganso; Canobbio, Arias e Cano.

Publicidade

Transmissão da Rádio Nacional

A Rádio Nacional transmite Botafogo e Fluminense com a narração de André Luiz Mendes, comentários de Rodrigo Ricardo e reportagem de Carlos Molinari e de Bruno Mendes. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Política

Tendência