Conecte-se Conosco

Arujá

Servidora da Câmara de Arujá conquista prêmio do Itamaraty

Publicado

em

servidora-da-camara-de-aruja-conquista-premio-do-itamaraty-–-aruja-reporter

Auxiliar administrativa Camila Oliveira teve artigo acadêmico premiado pelo Ministério de Relações Exteriores

“Gentil, brilhante e versátil são adjetivos que definem bem a servidora Camila Oliveira Santana, que há cinco anos se destaca por seu trabalho, carisma e eficiência nesta Casa de Leis”. Com estas palavras, o Poder Legislativo arujaense, em nome de todos os vereadores, prestou homenagem à auxiliar administrativa pela conquista do prêmio nacional “Maria José de Castro Rebello Mendes”, em reconhecimento pelo artigo acadêmico “A democratização da política externa brasileira”.

A entrega do título ocorreu em 20 de setembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O artigo premiado será publicado na revista Cadernos de Política Exterior do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais, da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), organizadora do prêmio.

Após a leitura da Moção nº 199/2023, o presidente do Legislativo Abelzinho Larini (PL), falou em nome de todos os parlamentares.

“A servidora Camila é muito dedicada e querida por todos. Nós, vereadores, além de todos os servidores e funcionários desta Casa de Leis estamos orgulhosos, felizes e lhe desejamos sucesso, sucesso e mais sucesso”, disse.

Na Palavra Livre, os vereadores GCM Uelton (PSDB), Divinei Silva (PL), João Luiz (PSD), Luiz Fernando (PSDB), Reynaldinho (PTB), Rafael Laranjeira (REDE), Vinícius Pateta (REDE) e Paulinho Maiolino (PSD) parabenizaram individualmente a homenageada.

Trajetória

Publicidade

Atualmente lotada no Departamento de Imprensa e Comunicação, Camila é mestranda em Ciência Política na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com o projeto de título: Política Externa Brasileira nas Conferências das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 a 2012.

A homenageada ainda atuou como membro do Grupo de Estudos em Política e Direito Ambiental Internacional (GEPDAI) e do Observatório de Política Exterior. Além disso, fez estágio no Departamento da Europa no Ministério das Relações Exteriores – o Itamaraty.

H. Eduardo Pessoa é Jornalista com DRT e Desenvolvedor Front-End de diversos Portais de Notícias como este, destinados à Empreendedores, Jornalistas e Pequenas e Médias Empresas. Experiência de mais de 12 mil notícias publicadas e nota máxima de satisfação no Google e Facebook, com mais de 100 avaliações de clientes. Faça seu Portal conosco.

Arujá

Presidenta da Câmara apresenta planejamento para primeiros 100 dias de gestão

Publicado

em

Presidenta da Câmara apresenta planejamento para primeiros 100 dias de gestão

Ações de aproximação da população com o Legislativo e protagonismo da mulher foram elencadas


Em sua primeira coletiva de imprensa à frente da Câmara Municipal, Profª Cris (PSD), primeira mulher a presidir a Casa de Leis, apresentou as ações planejadas para os primeiros 100 dias de gestão.

Inicialmente, a parlamentar destacou que dará andamento às ações de comemoração aos 65 anos de história da Câmara de Arujá com a prorrogação da exposição “CMA: 65 anos construindo cidadania”, que será reaberta ao público na próxima segunda-feira (13/01).

Profª Cris também anunciou a retomada das inserções publicitárias com a mesma temática. Além da publicidade institucional, os documentos oficiais da Câmara trarão o selo em comemoração ao marco histórico, conforme também anunciou a pessedista.

Publicidade

Outro eixo de atuação da Câmara nos primeiros meses do ano serão as ações de aproximação do Legislativo com a população. Nesse sentido, foi anunciado a implementação do programa Câmara nos Bairros. Por meio de reuniões públicas itinerantes, a partir de março, a população terá a chance de transmitir diretamente aos legisladores suas demandas.

Outra ação anunciada foi a retomada das visitas de alunos das escolas públicas e particulares de Arujá ao prédio da Câmara. A medida visa apresentar o universo legislativo e sua importância na vida em sociedade de forma lúdica a crianças e adolescentes.

Já para o início de fevereiro, ficou programada a criação do projeto CMA 360º, uma ferramenta interativa que permitirá ao público realizar uma tour virtual guiada no prédio legislativo.

Outro ponto anunciado na coletiva foi a retomada dos trâmites para instalação da TV Câmara de Arujá, ferramenta dedicada a ampliar através de programação audiovisual a participação da população no processo legislativo, garantindo a transparência e divulgação dos atos dos vereadores.

Na linha de transparência, Profª Cris também anunciou a revista semestral que será distribuída à população focada em apresentar a prestação de contas das atividades legislativas.

Publicidade

Mudanças administrativas

Já na primeira semana de presidência, Cris determinou o uso obrigatório de crachás de identificação aos servidores, estagiários e vereadores da Casa de Leis. O objetivo, segundo ela, é ampliar a segurança no prédio e garantir um melhor atendimento à população, que poderá identificar por quem é atendida.

Protagonismo da Mulher

A presidenta anunciou ainda a nomeação da vereadora Ana do Esporte (PSD), como nova Procuradora da Mulher para o exercício de 2025. Oficialmente no exercício do cargo desde 2 de janeiro, a solenidade de posse simbólica deve integrar a programação do mês da mulher, em março.

Por fim, a criação de uma Frente Parlamentar Feminina das Câmara Municipais do Alto Tietê foi elencada como uma das ações previstas para fortalecer a representação feminina nas câmaras municipais da região e promover políticas públicas voltadas à igualdade de gênero, o empoderamento da mulher e inclusão social na região.

Publicidade

Imagem: Acervo Câmara

Continue Lendo

Arujá

Câmara reabre exposição em comemoração aos 65 anos

Publicado

em

 

10 janeiro 2025

Câmara reabre exposição em comemoração aos 65 anos

Visitação estará aberta ao público durante o horário de expediente


A exposição CMA 65 Anos Construindo Cidadania será reaberta ao público a partir de segunda-feira (13/1). A mostra fotográfica relembra momentos históricos de Arujá e ressalta a atuação decisiva do Poder Legislativo no desenvolvimento do Município, desde a sua instalação em 1960.

Publicidade

Também destaca a execução de obras estruturantes e de impacto, como a duplicação da avenida Mario Covas e da Rodovia Presidente Dutra, e a homenagem feita pelo Legislativo a personagens ilustres como Nelson Mandela.

Outros fatos de relevância como a elaboração da Lei Orgânica e a construção da sede da Casa Legislativa também podem ser conhecidos e relembrados pelo público, através dos painéis montados com imagens resgatadas do Acervo Histórico Jupira Maria do Carmo Figueiredo.

A exposição faz parte das comemorações dos 65 anos da Câmara de Arujá. As celebrações alusivas à data começaram no ano passado com o Natal Iluminado.

A Expo CMA 65 anos ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. A Câmara de Arujá está localizada na rua Rodrigues Alves, 51, Centro, em frente à Igreja Matriz do Bom Jesus.

Imagem: Acervo Câmara

Publicidade
Continue Lendo

Arujá

Publicado

em

10 janeiro 2025

Notícias

Categoria da CNH para taxistas é alterada em Arujá

A mudança aprovada pela Câmara visa facilitar o acesso a meios de transporte na cidade


A lei que rege as normas para realização de serviços de táxi em Arujá sofreu alteração no dia 20 de dezembro, data de publicação da mudança no Diário Oficial do município. Desde então, não é mais necessário a carteira de habilitação da categoria “C” para condutores de táxis, bastando a categoria “B”.

Publicidade

Além da mudança da exigência da CNH, foi acrescentado ao texto original a obrigatoriedade da anotação EAR (Exerce Atividade Remunerada) do DETRAN. A observação aumenta o limite de pontos na CNH do condutor para 40 pontos.

De autoria do então vereador Luiz Fernando (PSD), o projeto visa desburocratizar a condução de veículos de passageiros, o que aumentaria a oferta deste serviço à população.

Imagem: Wardeley Costa / Secop Suzano

Continue Lendo
Publicidade
Publicidade

Política

Tendência