Esportes
Briga entre torcidas de Fortaleza e Ceará marca chegada para clássico

Torcedores de Fortaleza e Ceará promoveram uma briga generalizada no começo da tarde deste sábado (8) nos arredores do estádio do Castelão, na capital cearense. O confronto teve pedras e rojões atirados de ambos os lados e acabou complicando bastante a chegada do público. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará informa que a Polícia Militar conduziu 108 envolvidos para a Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e sete para o 13º Distrito Policial.
Apesar dos atritos, os dois rivais se enfrentam neste momento no local pela 5ª rodada do Estadual.
Brigas entre as duas torcidas são recorrentes no Ceará. Inclusive, confrontos dentro das próprias torcidas também são comuns. Autoridades municipais e estaduais estudam ações para aumentar o controle do acesso às praças esportivas do estado e aumentar a segurança do público.
“Os trabalhos ostensivos fazem parte do Plano Operacional de Segurança, coordenado pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS) para o Clássico-Rei. Os suspeitos foram detidos horas antes do início da partida e encontram-se nas unidades da PCCE [Polícia Civil do Estado do Ceará], onde serão realizados os procedimentos cabíveis”, acrescentou a Secretaria de Segurança.
Na nota, o órgão destaca ainda a atuação, no âmbito da Operação Estádio Seguro, para capturar foragidos da Justiça que tentam adentrar nas dependências do estádio. Até o momento, foram capturadas três pessoas com mandados de prisão em aberto por crimes de homicídio, roubo e lesão corporal grave.
Também foi preso um quarto alvo, presidente de uma torcida organizada, que estava com ordem de prisão em aberto. O homem foi encontrado no Porto das Dunas, em Aquiraz. “Além do cumprimento de mandado, ele também foi preso em flagrante por uso de documento falso. As Forças de Segurança continuam com os trabalhos com intuito de localizar e prender outros suspeitos”, conclui a nota.
Matéria alterada às 17h51 para acréscimo das informações da nota da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.
Esportes
TV Brasil vai transmitir competições de futebol feminino em 2025

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente o calendário de competições do Futebol Feminino para a temporada de 2025. A TV Brasil, detentora de direitos de transmissão de diversos campeonatos, incluirá os jogos em sua programação esportiva.
As datas, horários e escolhas das partidas serão definidos posteriormente, em conjunto com a CBF. A expectativa é que as transmissões tenham início em 23 de março, com o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino – Série A1. Também haverá transmissões de partidas das séries A2, A3, e as finais do Sub-20 e Sub-17.
“A TV Brasil se orgulha de ser a tela do esporte feminino”, afirma o diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima. “Ainda mais com a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil em 2027, acreditamos que o esporte merece e precisa de mais espaço, o que muitas vezes não ocorre na mídia comercial. É uma forma de incentivo e difusão da prática. Desde o ano passado, essa é uma diretriz clara da programação da TV pública”, afirma.
Calendário das competições
Brasileiro Feminino A1 – 23 de março a 14 de setembro
Brasileiro Feminino A2 – 19 de abril a 30 de agosto
Brasileiro Feminino A3 – 26 de abril a 16 de agosto
Brasileiro Feminino Sub-20 – 5 de junho a 21 de agosto
Brasileiro Feminino Sub-17 – 7 de junho a 16 de agosto
Onde assistir
A programação da TV Brasil pode ser acompanhada pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica, além da Web TV.
Os programas também estão no TV Brasil Play, ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS.
Esportes
Prazo para inscrições no Bolsa Atleta 2025 termina segunda-feira

Termina na segunda-feira (24), o prazo para inscrições no Programa Bolsa Atleta 2025, destinado a atletas de alto desempenho com bons resultados em competições oficiais. Interessados em participar do programa devem acessar o Sistema Bolsa Atleta, apresentar a documentação necessária e preencher o formulário online.
A expectativa é de que a primeira lista com os contemplados para o programa seja publicada entre os dias 22 e 24 abril. Detalhes sobre funcionamento estão descritos no edital do programa, publicado no final de janeiro.
“Além de estabelecer critérios e procedimentos para concessão do benefício, suspensão e cancelamento de bolsas, o edital lista formas e prazos para a inscrição dos interessados na obtenção e prestação de contas dos recursos financeiros recebidos e dos resultados esportivos propostos e alcançados pelos atletas”, informou o Ministério do Esporte.
Alto desempenho
O programa é voltado a atletas de alto desempenho que obtiveram bons resultados em competições nacionais e internacionais nas modalidades previstas no edital, durante as competições realizadas em 2024.
O ministério destaca que o auxílio benefício pode ser estendido também a atletas gestantes e puérperas; atletas surdos e guias; e auxiliares do esporte paralímpico.
De acordo com o edital, as categorias são de base, estudantil, nacional, internacional e olímpica – o que inclui paralímpica e surdolímpica (olimpíadas para surdos).
Segundo o ministério, o programa visa garantir condições mínimas para que os atletas se dediquem – “com exclusividade e tranquilidade” – ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.
* Matéria alterada para correção de prazo para inscrição.
Esportes
Duplas de Bia Haddad e de Luisa Stefani caem no WTA de Dubai

A trajetória das duplas das brasileiras Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani no WTA 1000 de Dubai (Emirados Árabes Unidos) chegou ao final nesta quinta-feira (20). Atuando ao lado da alemã Laura Siegemund, Bia foi superada, nas quartas de final, pela checa Katerina Siniakova e pela norte-americana Taylor Townsend por 2 sets a 1 (parciais de 6/3, 4/6 e 7/10).
Também nas quartas da competição, Stefani e a norte-americana Bethanie Mattek-Sand caíram diante de Jelena Ostapenko (Letônia) e de Su Wei Hsieh (Taiwan) por 2 sets a 1 (parciais de 5/7, 7/5 e 3/10).
Número 16 do mundo, Bia Haddad também disputou a chave de simples em Dubai, mas caiu na estreia, na última segunda (17). A brasileira sofreu revés para a russa Anastasia Potapova (33ª no ranking), por 2 sets a 0 (6/3 e 6/0).
-
Nacional2 anos atrás
Fatos históricos e datas comemorativas de agosto de 2020
-
Notícias1 ano atrás
Moraes suspende julgamento sobre entrega de dados do Google
-
Esportes2 anos atrás
Rugby: seleção feminina leva título sul-americano e vaga à Paris 2024
-
Esportes1 ano atrás
JUBs: cerimônia de abertura destaca cultura de Joinville
-
Nacional2 anos atrás
Acompanhe a transmissão ao vivo do Blim, Blem, Blom
-
Notícias1 ano atrás
Modelo de rede digital afeta desenvolvimento infantil, diz secretário
-
Política1 ano atrás
Governo prevê R$ 42 bi em investimento no complexo industrial de saúde
-
Saúde1 ano atrás
Hepatite A tem tendência de alta na capital paulista