Esportes
Brasileiro: Grêmio joga por título e Vasco para fugir do rebaixamento
O Campeonato Brasileiro se aproxima do final. Com isso, as últimas definições estão para ser feitas. Duas delas envolvem equipes que medem forças a partir das 18h30 (horário de Brasília) deste domingo (3) em Porto Alegre, o Grêmio, que ainda sonha com o título da competição, e o Vasco, envolvido na luta para fugir do rebaixamento para a Série B. A Rádio Nacional transmite o confronto ao vivo.
Ocupando a 5ª posição da classificação com 62 pontos, a equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho tem uma chance pequena de ficar com o título. Para isto, o Tricolor tem que torcer para o líder Palmeiras (que tem 66 pontos) não derrotar o Fluminense em partida que tem início às 16h deste domingo. Em caso de triunfo do Verdão a luta do Grêmio será para confirmar uma vaga na fase de grupos da próxima edição da Taça Libertadores (a presença na competição já está confirmada).
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 1, 2023
“Mais uma vez garantimos o Grêmio na Libertadores, no momento na pré, mas temos mais dois jogos. Ainda temos chance de brigar pelo título, enquanto houver chances matemáticas, mas o mais importante é que demos o primeiro passo, que foi colocar o clube na Libertadores”, declarou o técnico Renato Gaúcho em entrevista coletiva após a vitória de 2 a 1 sobre o Goiás.
A partida terá um caráter especial para o um jogador específico, o atacante uruguaio Luis Suárez, que provavelmente disputa a sua última partida pelo Grêmio em Porto Alegre. Como o comandante do Tricolor falou, a expectativa é de que ele deixe a equipe no próximo ano: “Não é fácil encontrar um cara com o talento dele. Quando se encontra é inviável financeiramente. Era muito difícil ele permanecer. Esse milagre só ele pode reverter. Infelizmente, ele vai embora e vai ficar esse vácuo no ataque do Grêmio”.
Se o Grêmio mira a parte alta da tabela, o olhar do Vasco está na zona do rebaixamento. Ocupando a 16ª posição com 42 pontos (a primeira fora do Z4), o Cruzmaltino depende apenas de si mesmo para garantir a permanência na Série A. Mesmo fora de casa, a equipe de São Januário jogará pela vitória. Em caso de tropeço, a equipe carioca terá que torcer por um tropeço do Bahia, que mede forças com o América-MG no estádio Independência neste domingo.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) November 30, 2023
Mesmo vindo de uma derrota de 4 a 2 para o Corinthians em pleno estádio de São Januário, o técnico argentino Ramón Díaz afirmou que confia muito na permanência do Vasco na Série A: “Estou convencido de que [o Vasco] não vai cair”.
Transmissão da Rádio Nacional
A Rádio Nacional transmite Grêmio e Vasco com a narração de André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e reportagem de Rafael Monteiro. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:
Esportes
Torcedores do Corinthians e do São Paulo brigam antes de clássico
Torcedores do São Paulo e do Corinthians entraram em confronto na tarde deste domingo (26) antes da disputa do clássico entre as duas equipes no Morumbis, pelo Campeonato Paulista, marcado para ocorrer às 18h30.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o confronto ocorreu longe do estádio do São Paulo, na Avenida Marques de São Vicente, na região da Barra Funda. Vídeos que estão circulando nas redes sociais mostram torcedores se enfrentando com pedaços de pau. Barulho de rojões também são ouvidos.
Até o momento, informou a pasta, não há registro de feridos ou de alguma ocorrência relatada em unidades de pronto-socorro da região.
Desde 2016, há limitação de torcida única em jogos que ocorrem no estado de São Paulo. Por essa regra, os clássicos ocorridos em São Paulo contam com presença única de torcedores do clube mandante. No Majestoso deste domingo, modo como é conhecido o clássico entre São Paulo e Corinthians, o mandante é o São Paulo.
Em outubro do ano passado, o Tribunal de Justiça do estado de São Paulo (TJ-SP) anunciou que iria encaminhar para análise na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a proposta de ampliar a torcida única para outros jogos realizados no país. Uma das propostas que seria sugerida para a CBF é de que os clássicos interestaduais também tenham presença de torcedores apenas do time mandante.
Esportes
Lucas Pinheiro sobe ao pódio de novo na Copa do Mundo de esqui alpino
Desde que passou a contar com Lucas Pinheiro Braaten, o Brasil vem frequentando a elite do esqui alpino mundial. Neste domingo (26), o atleta conquistou o bronze na etapa de Kitzbühel, na Áustria, da Copa do Mundo da modalidade, na prova do slalom. Este é o terceiro pódio de Lucas na temporada 2024-2025, a primeira em que ele defende o Brasil. Lucas, que é filho de uma brasileira e um norueguês, costumava competir pela Noruega.
Na Áustria, Lucas Pinheiro Braaten fez o terceiro melhor tempo (51s54) na primeira descida no slalom, avançando à final, reservada para os 30 melhores classificados entre os 72 que iniciaram a disputa. Na segunda e derradeira descida, o brasileiro não foi tão bem, ficando com o 17º melhor tempo (50s14), mas na soma dos tempos teve desempenho suficiente para ficar no pódio.
O tempo total de Lucas (1min41s68) ficou atrás apenas do francês Clement Noel, ouro com 1min41s49 e do italiano Alex Vinatzer, prata com 1min41s58.
O bronze na Áustria vem na sequência das pratas no slalom gigante em Beaver Creek, nos Estados Unidos e no slalom em Adelboden, na Suíça.
Ainda nesta semana, Lucas compete na etapa de Schladming, na Austrália, entre 28 e 29 de janeiro. Em fevereiro, o brasileiro terá pela frente o Mundial de esqui alpino, que será disputado em Saalbach, na Áustria.
Esportes
Keys vence Sabalenka e ganha 1º Grand Slam da carreira em Melbourne
O primeiro Grand Slam da temporada do tênis terminou com uma novidade entre as mulheres. Na manhã deste sábado (25), a norte-americana Madison Keys (foto) derrotou a número um do mundo, a bielorrussa Aryna Sabalenka, por 2 sets a 1, parciais de 6-3, 2-6 e 7-5, conquistando o título do Aberto da Austrália, o primeiro da carreira dela em um dos quatro principais torneios do esporte.
“Por tanto tempo eu quis isso. Estive uma outra vez em uma final de Grand Slam e não deu certo para mim. Não sabia se um dia teria a oportunidade de voltar a essa posição. Minha equipe confiou em mim e agradeço muito a todos”, disse Keys, ainda na quadra, após a conquista.
Aos 29 anos, Keys se tornou a quarta tenista mais velha da história a ganhar um Grand Slam pela primeira vez. Ela disputou – e perdeu – a decisão do US Open de 2017, na ocasião, diante da compatriota Sloane Stephens.
Desta vez, ela precisou de 2h02 para derrotar Sabalenka, que não apenas lidera o ranking da WTA como também havia vencido as duas últimas edições do Australian Open. Madison Keys é a número 14 do mundo e, para ser campeã, bateu em sequência as duas primeiras do ranking (venceu a polonesa Iga Swiatek, ex-número 1 e atual número 2, na semifinal).
-
Nacional2 anos atrás
Fatos históricos e datas comemorativas de agosto de 2020
-
Notícias1 ano atrás
Moraes suspende julgamento sobre entrega de dados do Google
-
Nacional2 anos atrás
Acompanhe a transmissão ao vivo do Blim, Blem, Blom
-
Esportes2 anos atrás
Rugby: seleção feminina leva título sul-americano e vaga à Paris 2024
-
Notícias1 ano atrás
Modelo de rede digital afeta desenvolvimento infantil, diz secretário
-
Política1 ano atrás
Governo prevê R$ 42 bi em investimento no complexo industrial de saúde
-
Esportes1 ano atrás
JUBs: cerimônia de abertura destaca cultura de Joinville
-
Saúde1 ano atrás
Hepatite A tem tendência de alta na capital paulista